Eventos não Desportivos

2º Festival das Sopas

Decorreu nos dias 27 e 28 de janeiro de 2018, na sede do SCEB, o 2º Festival de Sopas.

Organizado pelo Sport Clube Escolar Bombarralense, o Festival das Sopas teve como objetivo a promoção da imagem do Clube e dinamização da população bombarralense, bem como a angariação de fundos para a remodelação da sede. Destinou-se ainda a fazer concorrer, premiar e divulgar as receitas das sopas tradicionais da região e/ou outras, confecionadas com produtos genuínos e oriundos da nossa região.

Participaram no Festival as várias modalidades do Clube, cada uma com a sua sopa: a Ginástica com uma tradicional “Canja de Galinha”, o Futebol Juvenil com um irreverente “Creme de Ervilhas”, a Direção com o habitual “Caldo Verde”, a Patinagem com uma “Juliana” e um “Creme de Legumes”, o Futsal com uma deliciosa “Sopa da Pedra” e o Futebol Sénior com uma saborosa “Sopa da Peixe”.

Contámos ainda com a extraordinária presença do Agrupamento Escolar Fernão do Pó, que participou com um sensacional “Creme de Outono à Fernão do Pó”, abrilhantando e engrandecendo a qualidade do Festival.

Durante dois dias, cerca de 600 visitantes passaram pelo Sport para degustarem as sopas e os petiscos, conviverem e apoiarem o Clube, ficando, mais uma vez, bem patente a aproximação dos bombarralenses ao centenário “clube da terra”, o que demonstra que o SCEB é de todos os bombarralenses e existe para todos os bombarralenses.

A 2ª edição do Festival terminou com a entrega de diplomas de participação a todos os participantes e a distinção das melhores sopas. Assim, eleitos pelo júri constituído para o efeito, subiram ao pódio a” Sopa da Pedra” do Futsal como vencedora, o “Creme de Ervilhas” do Futebol Juvenil em segundo lugar e o “Creme de Outono” do Agrupamento Escolar Fernão do Pó em terceiro. O público, por sua vez, elegeu como sopa mais popular, a “Sopa de Peixe” do Futebol Sénior. Não obstante as distinções feitas, todas as sopas são vencedoras pela qualidade final e pela disponibilidade e paixão que todos colocaram neste evento. A todos o SCEB agradece.

Para além da gastronomia, o Festival contou ainda com a participação da Classe de Dança do SCEB, que presenteou a audiência com excelentes atuações e com uma palestra proferida por um “filho da casa”, Paulo Rossas, que, usando a alegoria e a metáfora, explicou como a construção de uma equipa é semelhante à criação de uma sopa: “ambos precisam de um bom cozinheiro, dos ingredientes certos, de temperos. O Cozinheiro é o treinador. Os ingredientes são os atletas, e os temperos são aquilo que o treinador diz aos seus atletas”.

Olhando para a quantidade de visitantes, a forma apaixonada como todos participaram neste evento e as críticas positivas deixadas por quem participou e visitou, consideramos que o 2º Festival de Sopas foi um sucesso, prometendo, no futuro, mais e melhor… porque o Bombarral e todos os bombarralenses merecem um SCEB forte, dinâmico e audaz. Por sua vez, o centenário Sport Clube Escolar Bombarralense precisa do apoio de todos os bombarralenses. A todos os visitantes o SCEB agradece.

O nosso Bombarralense é um clube com mais de 106 anos de história, construída por muitos e muitos sócios, amigos, atletas e dirigentes…

O futuro cabe-nos a todos nós construir, com ambição e coragem. Fica o desafio!

   

 


Jantar convívio “Adiafa dos Festivais do Caracol e do Vinho”

No passado dia 20 de outubro realizou-se, no restaurante (sala interior e exterior) do nosso Clube, o jantar convívio que reuniu cerca de 80 bombarralenses que colaboraram no restaurante do S.C.E.B. existente no Festival do Caracol e no Festival do Vinho, onde se incluem a direção, diretores, seccionistas, treinadores, atletas, familiares, etc.

Para além do jantar-convívio, procedeu-se também à cerimónia de tomada de posse dos seccionistas que integram o futebol juvenil, o futsal e a ginástica, lavrando-se a respetiva ata, tendo a direção agradecido todo o empenho demonstrado no Festival do Caracol e no Festival do Vinho e da Pêra Rocha, desejando as maiores felicidades desportivas a todos aqueles que, a partir daquele momento, passaram a reunir a capacidade estatutária para representar o S.C.E.B. nas atividades das respetivas secções.

A Direção vem fazer um agradecimento público a todos aqueles que empenharam parte do seu tempo livre, da sua vontade, da sua paciência e da sua força de trabalho em prol do sucesso do restaurante do SCEB no festival do Caracol e no festival da Pera Rocha e do Vinho.

Como é do conhecimento público, uma das missões desta Direção é unificar o clube e reconquistar a mística de outrora em torno do S.C.E.B.

Para isso não basta chamar a si todas as modalidades/Secções, como tem sido o propósito da Direção. É também imperioso continuar a promover a envolvência dos sócios, dos simpatizantes e dos amigos do Sport Clube Escolar Bombarralense nas diferentes atividades que o Clube promove.

Junta-te a nós! Pergunta-nos como!


Jantar de comemoração do 106º aniversário do SCEB

(fotos de Luis de Matos)

O Bombarralense tem uma história de 106 anos, feita de altos e baixos, de momentos bons e outros menos bons, de vitórias e de derrotas. Mas é uma história construída por pessoas: atletas, dirigentes, sócios, simpatizantes… acima de tudo, amigos do Clube.E é com as pessoas e para as pessoas que todos os anos se reúnem centenas de sócios e amigos, para celebrar a história e recordar todos os que contribuíram para a edificação dessa mesma história.

E foi em festa que, mais uma vez e como manda a tradição, se realizou, no passado dia 04 de outubro, o jantar de comemoração do 106º aniversário do nosso Sport Clube Escolar Bombarralense. Foram cerca de 250 sócios e simpatizantes que voltaram a encher um “Sport” decorado a preceito, para conviver, partilhar memórias e prestar homenagem aos sócios que receberam os emblemas de prata, ouro e platina.

Para além de sócios e simpatizantes, associaram-se à festa entidades do concelho e do mundo do desporto distrital e nacional, sendo de destacar as presenças dos presidentes da Associação de Futebol de Leira e da Associação de Patinagem de Leiria e do Diretor de Comunicação da Federação Portuguesa de Futebol, tendo este ultimo sido o orador convidado.

Na sua comunicação, Germano Almeida trouxe à colação de uma atenta plateia os projetos recentes da Federação Portuguesa de Futebol tendo em vista a dinamização do futebol nacional, na ressaca da conquista do Campeonato da Europa de 2016 e o papel que o futebol amador tem no atual panorama futebolístico nacional.

Já os presidentes das duas associações de Leiria presentes, usaram da palavra para realçar a importância que o Bombarralense tem tido para o desporto e para o distrito.

Um dos momentos altos da noite foi, sem dúvida, a entrega dos emblemas de prata, ouro e platina aos sócios que cumpriram 25, 50 e 75 anos, respetivamente, de associativismo para com o clube.

Foram distinguidos com os emblemas os seguintes sócios:

Prata Ouro Platina
César Miguel Correia Duarte Carvalho Joaquim Duarte Filipe
José Bernardo Fonseca Pereira Fernando Manuel Figueiredo Narciso Francisco Picau (ausente)
Vitor Manuel Fonseca Pereira Luis Manuel Sousa Maurício José Alexandre (ausente)
José Eduardo Gomes Pereira Vasco Ferreira Mil-Homens
José Vitor Ribeiro da Silva
Patrícia Oliveira Costa Pereira
Rodérico Vinagre Vitorino

 

Foram ainda homenageados pela dedicação e serviço prestado em prol do Clube, dois dos seus mais antigos sócios, Aníbal Graciano Pereira e Filipe Santos Silva.

 

 

 

 

 

 

 

 

Jorge Filipe Silva, presidente da Direção, fez do seu discurso um apelo à união dos bombarralenses em torno do seu clube, incentivando e pedindo o apoio de todos para voltar a colocar o clube nos trilhos do sucesso. Abordou a importância de “arrumar a casa”, de reabilitar a sede e dinamizar o clube, aproveitando para apresentar a sua equipa diretiva, uma equipa com muitas caras novas e uma grande vontade de trabalhar.

A noite não podia terminar sem o tradicional cantar d’ Os Parabéns a Você e corte do bolo de aniversário.

 

 

 

 

 

 

 

Numa noite vestida de gala, com muita alegria e emoção, o “velhinho” Bombarralense celebrou mais um aniversário e mostrou que ainda tem muitos mais para dar ao desporto, ao Concelho e à sua população.

 

O Sport Clube Escolar Bombarralense aproveita para agradecer a presença de todos.

 

Ainda sobre o 106º aniversário do SCEB

“Momentos de Glória

A aquisição de Afinidades, Partilha de Emoções e Registo de Memórias com a Localidade e o Concelho como forma de conferir naturalidade a quem em tempos idos não tendo nascido no Bombarral, mas que remete nos dias de hoje contudo para condição principal, visto que já ninguém nasce no Bombarral, mas sim regista-se como natural do Bombarral. Adquirir a naturalidade do Bombarral, deixou de se relacionar com o local ou lugar de nascimento e tornando-se assim num apropriar de “características” da Nossa Terra. Criamos assim os Laços que uma vez sendo inquebráveis nos Unem numa relação ad eternum. Nesse processo de aquisição de Afinidades, Partilha de Emoções e Registo de Memórias tem lugar o SCEB. A transmissão dos valores e cultura do Clube, transpostos no interesse pela construção de novos desafios requererá a participação assídua da realidade por parte de Todos, quer sejam Sócios ou Adeptos de modo a permitir, e gerar cada vez mais um sentimento de “pertença” ao SCEB por parte dos adeptos e Sócios.

Elevar os laços entre o clube e os seus Adeptos, é de primordial importância, de modo a que os mesmos sintam e vejam interesse em estabelecer com o clube uma relação ativa, mas na qualidade de Sócio ou Praticante.

Perante as duas questões, O que pode o SCEB fazer pela População e o que pode a População, neste caso os seus Adeptos e Sócios fazer pelo SCEB? Poder-se-á concluir da ação resultante talvez que por um lado garante-se a “oferta” de algo que a todos enriquece nas várias áreas em que o Clube intervém e por outro lado um sentimento de participação na construção e valorização de um vasto património que somos Todos Nós (e População) e por inerência a perpetuação da Existência do SCEB.

Numa Viagem de 106 anos o Património do Clube, quer Material quer Imaterial, alcançado e traduzido em Feitos Desportivos de Atletas do Clube e em Outros resultantes do Esforço e Dedicação de Pessoas, com Relevância ou Anonimato na Sociedade Bombarralense, que por outros Meios e esforços deram Vida a Este Clube para que Todos Nós Agora honrando a Memória do SCEB, continuemos a Longa Caminhada do Bombarralense e desse modo a perpetue-mos, registando e renovando hoje e amanhã os Momentos de Glória de Tempos passados.” (por António Batista, inhttps://www.facebook.com/antonio.baptista.5076)

 


 

Move Associativismo

Dentro do projeto “Move Associativismo”, o Sport Clube Escolar Bombarralense (entre outras associações recreativas e desportivas do Concelho), esteve presente na “Feira de Atividades”, realizada no dia 16 e 17 de Setembro. O nosso stand esteve aberto para qualquer informação

sobre as modalidades e fomos representados pelo grupo de Karaté e por atletas da Patinagem Artística. Obrigada a quem contribuiu para animar essas duas belas tardes!

 

10ª Gala do Futebol Distrital da Associação de Futebol de Leiria

O Bombarralense participou, no passado dia 10 de setembro, na 10ª Gala do Futebol Distrital, organizada pela Associação de Futebol de Leiria. Estiveram presentes, em representação do clube, o Presidente da Direção Jorge Filipe Silva e o Diretor do Futebol Sénior Óscar Antunes.

A Gala teve como principal propósito homenagear atletas, treinadores e dirigentes que se destacaram durante a época futebolística transata, tendo estado entre os homenageados o bombarralense Rogério Silvestre, Diretor do Futsal do SCEB, pela sua dedicação ao Futsal ao longo da ultima década.

Ao Rogério Silvestre, o Bombarralense congratula pela merecida homenagem e agradece todo o seu esforço, profissionalismo e dedicação ao clube.

 

 

 

 

 

 

 

 

Restaurante do SCEB no XXXIV Festival do Vinho Português e na XXIV Feira da Pera Rocha

Como tem sido habitual, o SCEB voltou a participar neste certame com o seu já tradicional e famoso restaurante. Foram seis noites em que, dezenas de voluntários – sócios, atletas e pais de atletas – tiveram uma segunda profissão: cozinhar e servir as centenas de visitantes que passaram pelo certame e se deliciaram com os nossos pratos. Embora reduzida em quantidade, a ementa procurou distinguir-se pela qualidade, bem evidenciada pela Sopa de Peixe, Sopa da Pedra, Bacalhau à Bombarralense e, novidade deste ano, Queixadas Grelhadas.

Com uma cozinha de qualidade, um serviço organizado e um renovado espaço, o Bombarralense abriu-se mais ao público e cativou mais visitantes, tendo a crítica sido, na sua generalidade, bastante favorável e elogiosa, o que nos transmite confiança para um futuro melhor.

Durante o certame iniciou-se, com sucesso, a campanha de angariação de sócios “Junta-te a nós… torna-te sócio!”, campanha esta que procura trazer mais associados para o clube pois só assim o SCEB pode ser maior.

A Direção do SCEB agradece a todos os que visitaram o certame desejando que voltem para o ano e a todos os que, com a sua dedicação e disponibilidade, apoiaram e tornaram possível o sucesso deste evento.

 

 

 

 

 

 

 

Entrevista ao Presidente da Direção do SCEB pelo Jornal Região Oeste

Na sua edição especial de 3 de agosto de 2017, o jornal Região Oeste apresenta uma entrevista feita ao novo presidente da Direção do SCEB, na qual Jorge Filipe Silva abordou assuntos como os principais objetivos para o presente mandato, a dinâmica a implementar no clube, a unificação do clube, a aproximação à comunidade, a situação atual do clube e novas iniciativas.

Pode ler a entrevista completa em:

SCEB organiza Festival do Caracol

O Bombarralense organizou, nos dias 21, 22 e 23 de julho de 2017, o Festival do Caracol. Durante três dias, com o caracol a ser rei na mata municipal, centenas de visitantes degustaram diversas formas de confecionar o caracol e a caracoleta, desde o tradicional Caracol Cozido até à saborosa Feijoada de Caracol.

Este foi o primeiro evento organizado pela recém-eleita direção e revestiu-se de sucesso, evidenciado pela grande adesão dos bombarralense, emigrantes e visitantes de outras regiões do país.

Com este evento a direção do SCEB procura dar uma maior dinâmica ao clube e aproximar o clube dos sócios e simpatizantes, bem como a toda a população em geral, continuando a afirmar-se, no seio do concelho, como uma das suas mais importantes instituições.

 

Tomada de posse dos novos órgãos sociais do Clube

Realizou-se no passado dia 18 de julho de 2017 a tomada de posse dos novos órgãos sociais do Sport Clube Escolar Bombarralense para o mandato 2017/18. A sessão decorreu na sede do clube com a passagem do testemunho do anterior presidente da direção, Fernando Tiago, para Jorge Filipe Silva, o recém-eleito presidente e a assinatura da ata de tomada de posse por todos os novos membros da Assembleia Geral (AG), da Direção e do Conselho Fiscal.

A sessão ficou ainda marcada pelas palavras de confiança na nova direção, proferidas pelo Presidente da AG José Manuel Vieira e pelo breve discurso do Presidente da Direção Jorge Filipe, o qual procurou evidenciar o compromisso que esta nova direção assume para com o Bombarralense, sendo objetivo imediato “arrumar a casa” para voltar a devolver a glória ao clube.

No final, registou-se para a posterioridade a tomada de posse, com a tradicional fotografia nas escadarias interiores da sede.

São membros dos órgãos sociais do SCEB para o mandato 2017/18:

Assembleia Geral:

Presidente – José Manuel Vieira;

Vice-presidente – João Castanheira da Silva;

1º Secretário – Luis Biscaia;

2º Secretário – António Batista.

Direção:

Presidente – Jorge Filipe Silva;

Vice-presidente – Ricardo Oliveira Venâncio;

Tesoureiro – Fernando Ribeiro;

Secretário – Jorge Gomes;

Diretor de Comunicação e Marketing – Mário Mata;

Diretor para o Património – João Paulo Bastos;

Diretor de Eventos – António Ferreira;

Diretor Futebol Sénior – Óscar Antunes;

Diretor Futebol Juvenil – Nuno Dias;

Diretor Futebol Velha Guarda – Fernando Esteves;

Diretor Futsal – Rogério Silvestre;

Diretor Ciclismo – António Pedro;

Diretora Ginástica – Sónia Cardoso;

Diretora Patinagem – Ana Cristina Matias.

Conselho Fiscal:

Presidente – Carlos Paixão;

Secretário – João Venâncio;

Relator – Luis de Matos.

Tomada de posse dos novos órgãos sociais do SCEB para o mandato 2017/18